Dois cruzeiros com pavilhão português estão apresados há vários dias no porto de Marselha, no sul de França, de acordo com uma ordem da justiça francesa.
Corpo do artigo
A justiça francesa decretou a apreensão de dois navios da companhia portuguesa Classic International Cruises, que estavam parados no terminal de cruzeiros do porto marítimo de Marselha.
Um dos navios, o "MV Athena", foi fretado por uma companhia belga e deveria partir para um cruzeiro no mediterrâneo, mas acabou por não sair do porto francês.
As autoridades judiciais decidiram reter o navio em Marselha por falta de pagamento de faturas de combustível.
O outro navio, o "Princess Danae", também ficou retido desde sábado, não só por causa do combustível, mas porque está em falta com os pagamentos dos salários à tripulação.
Os passageiros já foram retirados dos navios, mas as tripulações permanecem a bordo. As autoridades do porto de Marselha aguardam um sinal da empresa proprietária dos cruzeiros para desbloquear a situação.
A 30 de agosto, o "Princess Danae" foi apresado no porto de Dublin por ordem de um tribunal superior irlandês, devido a uma alegada dívida, por falta de pagamento de combustível, avaliada em cerca de 120.000 euros.
A dívida terá sido contraída em abril passado com a companhia italiana Omega Bunker.