Dois mineiros chineses foram resgatados com vida após passarem mais de uma semana presos numa mina no sul da China, indicaram este domingo as autoridades chinesas, citadas pela Xinhua.
Corpo do artigo
Os dois sobreviventes estão em estado estável no Hospital de Heshan, a receber tratamento.
Os dois homens, de 41 e 35 anos, trabalhavam com outros 69 numa mina de carvão localizada na região autónoma de Guangxi Zhuang, quando as intensas chuvas provocaram o desabamento de terras que acabaria por tapar a saída da mina.
De acordo com a agência de notícias chinesa, quando saíram da mina os dois homens, ainda muito debilitados, terão explicado às equipas de socorro que sobreviveram quase oito dias presos graças a um lençol de água que corria perto das galerias.
As minas de carvão chinesas são as que registam o maior índice de mortalidade do mundo, com cerca de 3000 mortes anuais, dada a necessidade de combustível da China, que obriga a procurar combustíveis cada vez a uma maior profundidade, onde os acidentes se tornam mais frequentes, assim como a falta de medidas de segurança e a existência de minas que operam de forma ilegal.