Dois tubarões foram avistados na praia do Zavial, em Vila do Bispo, perto de Sagres, no Algarve, levando à evacuação de todos os banhistas que estavam na água.
Corpo do artigo
Passava pouco das 17h30 quando dois tubarões foram avistados junto ao areal da praia do Zavial, em Vila do Bispo, no Algarve, levando a que todos os banhistas saíssem imediatamente do mar.
Alertados do acontecimento, os nadadores salvadores presentes tomaram conta da situação e obrigaram os banhistas a sair do mar, bem como as três pessoas que estavam a fazer caça submarina.
As pessoas começaram a sair todas ao mesmo tempo perante o pânico de alguns familiares que estavam em terra a ver os dois animais aproximarem-se das pessoas.
Pouco tempo depois os tubarões começaram a afastar-se até deixarem de ser vistos. A situação já está controlada, não há mais sinal dos animais, mas mais nenhuma pessoa se arrisca a ir a banhos.
Em declarações à TSF, Hélder Vicente, biólogo do parque temático Zoomarine, explicou que a confirmar, como se suspeita, que os animais marinhos que apareceram na praia do Zavial são tubarões-martelo, «não há perigo para os humanos».
«Felizmente o aparecimento de tubarões na costa algarvia é comum», acrescenta.
O especialista em biologia explica que «os tubarões têm uma função fundamental na saúde dos ecossistemas e garantem a qualidade do peixe que é capturado pelos pescadores».
A presença dos tubarões avistados na costa algarvia deve-se à subida da temperatura da água do mar, disse à agência Lusa o comandante da Zona Marítima do Sul.
Com a temperatura da água a rondar os 23 graus no Sotavento (Leste algarvio) e os 18 graus no Barlavento, é «normal» que se avistem tubarões, referiu Marques Ferreira.