De acordo com a página da Proteção Civil, os incêndios nas regiões de Castelo Branco e Algarve foram dominados ao início da manhã deste domingo.
Corpo do artigo
O fogo em Oleiros foi declarado dominado, pouco depois das 6h00, indica a página oficial da Proteção Civil. Desde a tarde de sábado que que mais de 300 bombeiros "atacavam" as chamas em Oleiros, distrito de Castelo Branco.
No Algarve, em Tavira, os bombeiros também conseguiram dominar o incêndio que deflagrava desde quarta-feira, mas continuam a patrulhar as zonas para evitar reacendimentos.
O segundo comandante nacional da Proteção Civil, José Codesso, já rejeitou as criticas de alguns autarcas algarvios que afirmaram que os incêndios no Algarve tiveram falta de coordenação.
«O incêndio foi progredindo por razões derivadas de condições climatéricas, dos meios que estavam atribuídos ao teatro de operações, mas nunca houve, do meu ponto de vista, falta de coordenação. Houve situações que impossibilitaram o domínio do incêndio, isto é notório em qualquer parte do mundo. Nos EUA há incêndios que duram semanas», comentou José Codesso.