
DR
O famoso "tricoder" do Star Trek está prestes a ser uma realidade. Nos filmes, o equipamento tem várias funções, entre elas a análise de sinais vitais em humanos e extra-terrestres. O "Scanadu Scout" tem funções parecidas.
O "Scanadu Scout" é uma espécie de "Tricoder" é desta forma que a empresa que o está a desenvolver vai apresentando o equipamento. Na prática o "Scanadu" faz uma avaliação dos sinais vitais de um paciente e em poucos segundos apresenta os resultados.
Entre os sensores incluídos estão chips que permitem saber o ritmo do batimento cardíaco, a temperatura, a pressão arterial e o nível de oxigénio no sangue. O "Scanadu" consegue também fazer um eletrocardiograma Tudo em dez segundos.
Funciona encostando o equipamento à testa do paciente. Os dados obtidos são em seguida enviados para uma app no smartphone.
A empresa que o está a desenvolver tem ligações à NASA. O aparelho espera agora aprovação das autoridades de saúde norte-americanas e só depois começará a ser vendido. O preço ainda não foi revelado, mas estima-se que seja menos do que 175 euros (199 dólares).