O Douro foi palco para a rodagem de um filme que retrata a emigração portuguesa em França, realizado pelo lusodescendente Ruben Alves e que tem como protagonistas Joaquim de Almeida, Rita Blanco e Maria Vieira.
Corpo do artigo
A Quinta dos Malvedos, nas encostas do rio Douro, em Alijó, serviu de cenário para os últimos dias de filmagem da longa-metragem francesa "La Cage Dorée", em português "A Gaiola Dourada".
A rodagem deste filme, que foi também escrito por Ruben Alves, termina esta quarta-feira.
Filho de pais portugueses, o realizador escolheu para a sua primeira produção precisamente o tema da emigração portuguesa para França. Depois de quase dois meses de gravações em Paris a equipa veio para o Douro para, segundo Ruben Alves, «acabar em beleza».
Em "La Cage Dorée", Joaquim de Almeida e Rita Blanco interpretam José e Maria, um casal português que emigrou muito jovem para Paris. Tiveram dois filhos e resolveram regressar, cerca de 30 anos depois, mas mais cedo do que o esperado, porque recebe, de herança uma casa no Douro.
Regressar é o sonho de Maria. José já não vem a Portugal há muitos anos por causa de uma briga com o irmão. Depois há o problema dos filhos, dos amigos e dos patrões que não querem deixar vir o casal.
A estreia do filme nas salas de cinema está prevista, segundo o realizador, para a primavera de 2013.