Durão Barroso e Martin Schulz expressam «profunda tristeza» pelo acidente na Galiza
O presidente da Comissão Europeia expressa a sua «profunda tristeza pelo terrível acidente de comboio». Já o presidente do Parlamento Europeu manifestou «gratidão» aos socorristas e voluntários.
Corpo do artigo
Na missiva enviada a Mariano Rajoy, e divulgada em Bruxelas, José Manuel Durão Barroso diz-se particularmente emocionado dada «a gravidade do acidente, a morte de tantas pessoas e o número de feridos numa tragédia para a Espanha e para a Galiza», e acrescenta que, «nestas circunstâncias tão difíceis», se sente «muito próximo de todos os espanhóis».
«Em meu nome e em nome de toda a Comissão, faço-te chegar os nossos mais sentidos pêsames, assim como toda a nossa solidariedade e apoio às famílias dos falecidos e aos feridos», conclui o presidente do executivo comunitário na mensagem enviada a Rajoy, que hoje de manhã rumou ao lugar do acidente.
Também o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, já manifestou o seu profundo pesar pelo acidente ferroviário na Galiza, «que tirou a vida a tanta gente».
Numa mensagem divulgada em Bruxelas, Schulz endereça as condolências da assembleia europeia às famílias e amigos das vítimas e às autoridades espanholas, deixa os votos de rápidas melhoras aos feridos e manifesta «gratidão» aos socorristas e voluntários cujos «esforços incansáveis permitiram salvar muitas vidas».