
davidalton.net
Parece uma improbabilidade, a melhor universidade do país mais fechado do mundo ser privada, financiada por cristãos evangélicos e ter professores ocidentais.
A Época conta que a Universidade de Ciência e Tecnologia de Pyongyang (PUST), a funcionar desde 2010, é uma iniciativa de um sul-coreano, financiada por cristãos evangélicos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, mantida por grupos de missionários evangélicos e com diversos professores norte-americanos.
Kim Chin Kyung, reitor e principal idealizador, é um cristão que esteve preso na Coreia do Norte, suspeito de espionagem. Ainda assim, conseguiu fazer avançar a PUST, após um encontro com Kim Jong-Il, garantindo que apenas queria contribuir para a formação técnica e básica do país.
A Época conta que os alunos «vestem todos as mesmas roupas: fato preto, camisa branca e gravata vermelha. (...) marcham até às salas de aula, cantando hinos patrióticos do regime (...) Inspetores e militares caminham entre as mesas e monitorizam cada palavra da conversa dos estudantes. Situação semelhante ocorre na suas bibliotecas. Nelas, o acesso à internet é limitado. Os alunos devem informar a bibliotecária que sites pretendem aceder. (...). Todos os alunos permanecem de costas para ela».