Esta sexta-feira assinala-se o Dia Internacional da Cerveja. Por cá, a Confraria da Cerveja desafia os apreciadores a brindarem com esta bebida milenar.
Corpo do artigo
Em 2007, quatro amigos que bebiam cerveja num bar da Califórnia decidiram que a bebida merecia um Dia Internacional. Desde essa altura que na primeira sexta-feira de agosto se assinala o Dia Internacional da Cerveja. Nesta altura a bebida natural é celebrada em mais de 50 países.
Em Portugal , o grão-mestre da Confraria da Cerveja, Nuno Pinto de Magalhães tem uma sugestão para os apreciadores; "brindemos todos com esta bebida extraordinária".
A escolha da cerveja para o brinde fica ao critério de cada um. Em Portugal , diz Nuno Pinto de Magalhães essa tarefa não é complicada porque "temos muito boas cervejas no mercado. É um país onde a cultura, a amizade e a inclusão são traduzidas à volta de uma mesa com uma cerveja na mão".
Apesar do consumo de cerveja ter caído nos últimos anos em Portugal, o grão- mestre da confraria diz que, de uma forma geral, os portugueses gostam de cerveja.
A Confraria da Cerveja foi criada em 2003 e tem mais de 500 confrades.
Nesse grupo está Mário Zambujal. O escritor e jornalista revelou à TSF que para ele "a cerveja é meio refresco e bebida substituta do vinho. Bebo com frequência e com imenso prazer, sobretudo no tempo quente. Sou um fiel cervejeiro".
Mário Zambujal recorda a expressão "molhar a palavra". Para ele significa "beber uma cervejinha enquanto se conversa".
Na carta de celebração do Dia Internacional da Cerveja está escrito que a data deve ser assinalada convivendo com os amigos e, claro, apreciando o sabor da cerveja.