Eclipse solar, super-lua e equinócio da primavera: vai ser um 3-em-1 astronómico
Vai ser uma sexta-feira cheia de eventos celestes. Ainda antes da escuridão provocada pelo eclipse solar, nos céus vai estar uma super-lua e é ainda o dia em que há tantas horas de sol como de noite. Os eventos não estão relacionados, mas é raro que aconteçam todos no mesmo dia.
Corpo do artigo
O eclipse solar ocorre quando o sol e a lua se alinham de forma tal que o astro-rei fica escondido atrás da lua. Esta sexta-feira de manhã em Portugal, o eclipse vai ser parcial.
A super-lua ocorre entre três a seis vezes por ano. Os fenómenos mais interessantes são quando o satélite está em lua cheia e ela aparece enorme nos nossos céus. Não vai ser esse o caso desta sexta-feira já que estará na fase nova. De referir que essa é, aliás, uma condição determinante para qualquer eclipse solar.
Já o equinócio da primavera está relacionado com o posicionamento do eixo da terra face aos raios solares. Eles vão estar perpendiculares uns aos outros - um fenómeno que acontece duas vezes por ano, no arranque da primavera e no início do outono.
Só em 2053 e 2072 é que o equinócio da primavera e um eclipse solar voltam a ocorrer ao mesmo tempo.