Até agora pensava-se que o homem de Toutavel, com 450 mil anos, seria o mais antigo antepassado humano a viver em França. Só que o que ontem era verdade hoje é desmentido por novos factos.
Corpo do artigo
Dois estudantes de arqueologia encontraram em Toutavel, nos Pirinéus, em França, um dente humano com mais de 550 mil anos. Um achado que acrescenta mais 100 mil anos ao áquele que se pensava ser o antepassado humano mais antigo a viver em França, que pertencia à sub-espécie Homo Erectus, e que ficou conhecido com o Homem de Toutavel.
A recente descoberta do dente de 550 mil anos foi feita na gruta de Arago, a mesma em que se descobriu o antepassado de 450 mil anos.
O dente é um incisivo muito usado e bastante grande para os padrões actuais, mas adptado a um caçador pré-neanderthal. Com este dente os paleoantropologos esperam resconstruir a morfologia dos primeiros homens europeus.
Com mais de cinquenta anos de escavações a gruta de Arago funciona como Centro Europeu de Pesquisas Pré-Históricas de Tautavel. Este centro já permitiu a recolha de 600 mil vestígios arqueológicos.