
Encyclopedia Britannica
dr
A velinha e luxuosa Encyclopedia Britannica vai deixar de ser impressa. A Internet vai substituir de vez a edição em papel.
Depois de 244 anos a ser impressa, em numerosos volumes, com largas lombadas e letras douradas. A ser vendida de porta a porta e comprada por intelectuais, estudiosos, embaixadas e quem mais quisesse garantir estatuto e prestígio, a Encyclopedia Britannica vai passar a ser lida, exclusivamente, em formato digital.
O administrador da empresa, sediada em Chicago, disse que algumas pessoas vão ficar tristes e nostálgicas, mas agora há uma ferramenta melhor.
Jorge Cauz diz que o site pode ser atualizado constantemente, é mais abrangente e tem multimédia. Vantagens em relação à edição impressa que levam a empresa a querer avançar para o que diz ser uma nova era.
Nos últimos anos, a Internet e, nomeadamente, a concorrência da popular Wikipédia, dizimaram os livros de referência de impressão. Por isso mesmo, a Encyclopedia Britannica vai apostar na versão online e nos currículos educacionais para escolas.
A Encyclopedia Britannica é a mais antiga enciclopédia generalista escrita em inglês.
A última edição será a de 2010, que ainda tem quatro mil exemplares para vender. Um conjunto de 32 volumes que pesa 129 quilos e inclui novas entradas sobre o aquecimento global e o Projeto de Genoma Humano.