A junta de freguesia da Ericeira anunciou hoje que está a criar cerca de 30 hortas comunitárias no centro da vila, para promover práticas amigas do ambiente e o convívio entre vizinhos através do cultivo de produtos agrícolas.
Corpo do artigo
«Com este projecto pretendemos incentivar as boas práticas ambientais, educacionais e também formas de lazer e de integração social da população», afirmou à agência Lusa o presidente da junta de freguesia, António Mansura (PS).
Segundo o autarca, com o crescimento da Ericeira e a fixação de pessoas oriundas de outras zonas do país, muitos vizinhos não se conhecem entre si, o que pode ser proporcionado pelas hortas comunitárias.
Em conjunto com a Câmara de Mafra, a autarquia tem vindo a efectuar a limpeza e a preparação de um terreno cedido por particulares, localizado no centro da vila piscatória, onde pretende criar 25 a 30 pequenas hortas comunitárias.
A junta de freguesia está a receber candidaturas dos cidadãos a receber até final de Outubro, altura em que espera haver condições para dar início ao cultivo de produtos agrícolas.
«Tem havido uma boa adesão», adiantou o autarca.
António Mansura explicou que a junta de freguesia vai criar um regulamento, que estipula as condições nas quais os cidadãos poderão vir a utilizar os terrenos, que serão cedidos sem quaisquer custos.
O projecto ganhou uma candidatura ao programa "EDP Solidária", que o financiou com dez mil euros.