A neve que caiu esta madrugada levou ao corte de algumas estradas na Guarda e em Viseu. As escolas do concelho vão ficar fechadas, tal como em Montalegre. Em Bragança, os alunos que vivem fora da cidade também não tem aulas.
Corpo do artigo
A Nacional 18, que faz a ligação à Covilhã, está interdita entre o cruzamento de Benespera e a cidade da Guarda. A Estrada Nacional 16, entre a Guarda e Celorico da Beira, está cortada desde o quartel dos Bombeiros Voluntários da Guarda e a localidade de Chãos, e junto à Serra da Estrela as estradas estão também todas fechadas.
De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro da Guarda, a circulação está bastante condicionada na autoestrada A23. O trânsito circula apenas na faixa da direita, nos dois sentidos.
Por causa da neve, as escolas da Guarda não vão abrir hoje as portas, anunciou a Câmara Municipal local em comunicado.
A Câmara Municipal da Guarda refere que, «após três horas de precipitação de queda de neve intensa, tomou a decisão de mandar encerrar todos os estabelecimentos de ensino do concelho».
A autarquia adianta que os trabalhos de limpeza das vias «continuam a decorrer» e que a circulação rodoviária está a ser efetuada pelas autoestradas A25 (Aveiro/Vilar Formoso) e A23 (Guarda/Torres Novas).
A circulação na cidade da Guarda «deverá ser feita preferencialmente a partir do anel externo da cidade delimitado pela VICEG - Via de Cintura Externa da Guarda e pela antiga Estrada Nacional 16 entre os Bombeiros Voluntários e a ponte pedonal», indica.
Em Montalegre, o nevão que está a cair é o maior deste Inverno e não há por isso, dizem os bombeiros, condições para que os autocarros escolares possam circular.
Também em Bragança, não há aulas para alguns alunos. As escolas estão abertas, mas os estudantes que não vivem na cidade não têm aulas porque os acessos são limitados.
A neve caiu ainda durante a noite em vários concelhos do distrito de Viseu e está hoje a cortar a Estrada Nacional (EN) 321, entre Castro Daire e Cinfães, e a EN 2, na zona de Bigorne (Lamego).
Na autoestrada A 24, também na zona de Bigorne, apenas é possível a circulação de veículos ligeiros e de forma condicionada.