O motor de busca da Google tem um novo sistema automático, através do qual consegue interpretar e legendar uma imagem sem que o utilizador tenha fornecido qualquer informação.
Corpo do artigo
O novo software faz mais do que identificar um objeto, consegue estabelecer uma relação entre os elementos que estão na imagem e descrevê-los. O programa chama-se Neural Image Caption e tem como base técnicas de computação e processamento de linguagem.
O projeto realizado por Oriol Vinyals, Alexander Toshev, Samy Bengio e Dumitru Erhan foi publicado no site da Cornell University Library e divulgado no blog do Google. Os investigadores utilizaram dois tipos de redes artificiais: uma transforma a imagem numa representação compacta, enquanto a outra rede cria uma frase para descrever a imagem.
Este novo programa pode facilitar a pesquisa por imagens no Google ou, por exemplo, ajudar pessoas com dificuldades visuais a perceberem o conteúdo de uma imagem
Este novo software foi avaliado tendo como base algoritmos que comparam a qualidade de um texto criado por uma máquina com a de um ser humano. Mesmo com alguns erros, o NIC conseguiu 59 pontos, a média para os seres humanos é de 69 pontos.