
Global Imagens/Leonel de Castro
A bandeira vermelha foi hasteada em duas praias de Quarteira, na frente urbana da localidade, no concelho de Loulé, devido a um problema no sistema de esgotos.
O comandante Malaquias Domingues, da capitania do porto de Faro, explicou à TSF que «durante a noite terá havido uma descarga acidental do sistema de esgotos. Neste momento a situação está a ser avaliada pela Autoridade Marítima com a Autoridade da Região Hidrográfica, os serviços da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de Quarteira e com o delegado de saúde».
A bandeira vermelha foi içada nas praias do Forte Novo e de Quarteira nascente, não havendo, por enquanto, perigo de alastramento a outras praias, uma vez que o foco da descarga está confinado junto a uma zona de rochas.
«São apenas duas concessões onde se fez sentir a descarga. Trata-se de um pequeno volume, é visível mas não é um grande volume, mas é o suficiente para tomar medidas de precaução», acrescentou.
Contactado pela TSF, o presidente da câmara de Loulé admite que a origem do problema pode ser uma avaria numa estação elevatória de águas residuais.
Seruca Emídio disse ainda que esteve esta manhã nas praias em questão e não se apercebeu do problema. O autarca afirmou ainda que é possível que a interdição a banhos seja alargada.
Ainda não é possível saber quando podem reabrir estas duas praias a banhos.