
Cartaz do Lisbon & Estoril Film Festival
Na quinta edição, o Estoril Film Festival passa a ter um novo nome, Lisbon & Estoril Film Festival. O certame vai decorrer em simultâneo no Estoril e em Lisboa de 4 a 13 de Novembro. Este ano há mais restrições a nível de orçamento, que será de 3,5 milhões de euros.
Corpo do artigo
O Lisbon & Estoril Film Festival terá cerca de um milhão de euros a menos para a edição deste ano, mas o director do certame, Paulo Branco, garante que vai «tentar fazer mais com menos» dinheiro.
A quinta edição do festival, ao qual Lisboa se junta este ano, também por dificuldades financeiras, dispõe de um orçamento global de 3,5 milhões de euros, dos quais 600 a 650 mil são apoios em dinheiro (500 mil dos quais do Turismo de Portugal).
Na cerimónia realizada hoje na Torre de Belém, em Lisboa, Paulo Branco adiantou ainda que este ano há 12 filmes em competição, que vão ser anunciados apenas em Outubro.
O festival abre com os filmes "The Ides of March", de George Clooney, que deverá ser exibido no Estoril, e "Restless", de Gus Van Sant, que deverá passar em Lisboa. "La piel que habito", o mais recente filme de Pedro Almodóvar, é o filme de encerramento.
Vão ser ainda exibidos, em antestreia, os filmes "Melancholia", de Lars von Trier, "Faust", de Aleksandr Sokurov, e "A Dangerous Method", de David Cronenberg.
O festival organizou também retrospectivas das obras de William Friedkin ("O Exorcista"), Leos Carax ("Pola X"), Wes Anderson ("The Darjeeling Limited") e Aleksei Guerman ("Khrustalyov, My Car") e homenagens ao realizador Raul Ruiz e a actriz Katerina Golubeva.
A actriz e cantora Sophie Auster, filha do escritor Paul Auster, também vai estar novamente em Portugal para um concerto.
Destaque ainda para duas exposições de fotografia, uma de inéditos de Lisboa da autoria do realizador alemão Wim Wenders e outra do fotógrafo Kai Wiendenhöfer, sobre o quotidiano na Faixa de Gaza.