Vinte e sete quilos. Segundo um estudo agora publicado é essa a força exercida no pescoço de um adulto quando está a olhar para baixo em direção ao telemóvel.
Corpo do artigo
Kenneth Hansraj, o responsável pelo cálculo publicado na revista Surgical Technology International, encontrou este valor usando um modelo computacional de coluna de um ser humano. Em média a cabeça de uma pessoa pesa entre 4,5 quilos e 5,5 quilos e ao ser inclinada, seja para ver atualizações no Facebook ou para enviar um SMS, o peso da cabeça faz com que aumente a força exercida sobre o pescoço.
O "pescoço de SMS" já há muito que é conhecido pelos especialistas, mas ainda não havia valores para o peso exercido sobre a coluna. «Quando a cabeça se inclina para a frente as forças que registamos no pescoço disparam para 12 quilos com a inclinação a 15 graus» e chegam a «27 quilos se a inclinação for de 60 graus» diz o médico.
Assim, como é cada vez maior o tempo que as pessoas passam a olhar para o telemóvel , e se não houver o cuidado de elevar o ecrã a uma altura boa para o pescoço, então a coluna está muito tempo debaixo de stresse Isto, explica Hansraj, «pode levar a desgaste precoce, degeneração e até a cirurgias».