Comentando um estudo que diz que o fenómeno meteorológico El Niño tem relação com vários conflitos, Viriato Soromenho Marques disse que a prevenção destes conflitos passa também «por uma política internacional de combate às alterações climáticas».
Corpo do artigo
O professor Viriato Soromenho Marques considerou que o estudo que estabelece uma relação entre o El Niño e os conflitos no mundo faz perceber «como o ambiente e o clima ajuda a ler o passado da humanidade e a história dos conflitos».
«Mas sobretudo penso que este estudo ajuda-nos imenso a perceber como os conflitos e a prevenção de conflitos passa por uma política ambiental de prevenção e combate às disfunções ambientais», acrescentou.
Ouvido pela TSF, este docente universitário entende que esta prevenção passa também «por uma política internacional de combate às alterações climáticas, que infelizmente nesta altura de crise financeira e económica tem sido muito descurada».
Viriato Soromenho Marques lembrou ainda que as autoridades indianas estão a tentar evitar um conflito destes, ao evitar o afluxo de milhões de habitantes do Bangladesh «a partir do momento em que as alterações climáticas se traduzam numa subida catastrófica do nível da água dos oceanos».
«Estamos a falar de 30 a 40 milhões de pessoas que seriam militarmente impedidas de obter abrigo neste país vizinho», acrescentou.