Tempestades violentas e tornados estão a varrer o sul dos EUA, tendo provocado, até ao momento, cerca de duas centenas de mortos. No Alabama, está em vigor o estado de emergência.
Corpo do artigo
O estado do Alabama foi o mais atingido por violentas tempestades e tornados, sendo que ao todo são 21 os estados norte-americanos afectados pelo mau tempo.
O governador do Alabama deu conta da morte de 131 pessoas, mas admite que o número de vítimas possa aumentar.
Desde a ultima sexta-feira, os serviços meteorológicos registaram 300 tornados. Só ontem foram detectados 130 .
No estado do Alabama, a cidade de Tuscaloosa, com 95 mil habitantes foi das mais atingidas. Muitos edifícios foram destruídos pela passagem de um tornado.
Residentes que conseguiram refugiar-se nos abrigos contam que o barulho que se ouviu, no momento em que o tornado se aproximou, era semelhante à chegada de um comboio.
Com 5 milhões de habitantes, no estado do Alabama, há entre meio milhão a um milhão de pessoas sem electricidade.
No Missouri, centenas de pessoas tiveram procurar abrigo em zonas mais seguras devido ao rebentamento de diques. Há equipas no terreno para tentar salvar pessoas que ficaram bloqueadas pelas águas.
No Arkansas, onde morreram 11 pessoas, há arvores derrubadas, casas destruídas e muitas inundações.
O presidente Barack Obama já decretou o estado de emergência e deu ordens para que fosse enviada ajuda federal para o Alabama.
O Instituto de Meteorologia prevê, pelo menos táe sexta-feira, uma acalmia no tempo, mas, a partir de sábado, as chuvas fortes e as tempestades estão de regresso aos estados do sul dos EUA.