Uma fonte oficial da Força Aérea Portuguesa explicou que este acidente ocorreu quando o DS Crown se encontrava a mais de mil quilómetros a norte da ilha Terceira.
Corpo do artigo
Uma explosão a bordo de um petroleiro ao largo dos Açores provocou um morto e três feridos, revelou fonte oficial da Força Aérea Portuguesa, contactada pela agência Lusa.
Esta fonte adiantou que o acidente ocorreu quando o DS Crown, que tem bandeira das Baamas, se encontrava a mais de mil quilómetros a norte da ilha Terceira, nos Açores.
Por este navio se encontrar fora do alcance do helicóptero EH-101 Merlin que vai recolher os feridos, estes foram transferidos para um navio porta-contentores que se encontrava nas imediações e que se está a aproximar da ilha Terceira.
Dois dos três feridos deste acidente ficaram com fraturas nos membros inferiores, ao passo que o outro ferido ficou com queimaduras.
Entretanto, o subdiretor do centro de salvamento marítimo de Ponta Delgada adiantou que os três feridos, todos de nacionalidade filipina, já abandonaram o navio e estão num porta-contentores a aproximar-se do raio de ação dos EH-101.
Em declarações à TSF, o comandante Neto explicou que o centro entrou em contacto com a Força Aérea, que «ativou a equipa médica e a equipa do helicóptero EH-101» e que está a ser controlada a situação dos feridos bem como do navio.
Por seu lado, o porta-voz da Força Aérea Portuguesa confirmou também a existência de três feridos e a sua «trasfega do petroleiro para um outro navio que se encontrava nas imediações».
O major Paulo Mineiro adiantou também que, para além do helicóptero EH-101, que vai fazer a recolha dos feridos, também para partirá para o local do salvamento um C295, que vai acompanhar o salvamento.
Este responsável explicou que a primeira aeronave partirá apenas cerca das 3:00 e que para que esta operação seja bem sucedida é necessário «fazer bem os cálculos», uma vez que está em causa o salvamento de três feridos.