
Explosão de uma plataforma
Epa
A guarda costeira norte-americana disse que a explosão de uma plataforma petrolífera, esta quinta-feira, resultou numa mancha de pelo menos 1,5 quilómetros de petróleo no Golfo do México.
Depois de a empresa responsável pela plataforma petrolífera que explodiu esta quinta-feira ter garantido não haver qualquer sinal de derrame, a guarda costeira norte-americana veio dizer o contrário, com base em informações de trabalhadores.
Inicialmente não havia sinais de derrame, mas entretanto a guarda costeira avistou uma mancha de óleo na água de 1,5 quilómetros, segundo a agência AFP.
Antes, a empresa disse que o local tinha sido visitado por técnicos que, numa avaliação inicial, não relataram qualquer derrame.
O fogo na plataforma já está controlado, mas ainda não está extinto e no local permanecem vários helicópteros e navios da guarda costeira. Trabalha-se no combate às chamas e, ao mesmo tempo, procura-se apurar as causas da explosão.
Na altura do rebentamento, a plataforma não estava em fase de produção. Os 13 funcionários que foram projectados para a água foram resgatados pouco depois pelas autoridades.
A plataforma pertence à companhia Mariner Energy e está situada a cerca de 130 quilómetros a sul da Baía de Vermilion, no Louisiana.
Nada indica que este acidente seja tão sério como o desastre da BP que ocorreu há quase cinco meses.