Os custos com os cuidados dos idosos na Europa aumentam e deslocar esses idosos para outros países, mais baratos, pode ser uma opção.
Corpo do artigo
A BBC entrevistou um suíço que colocou a mãe numa casa de repouso na cidade tailandesa de Chiang Mai, juntamente com uma dúzia de idosos alemães e suíços.
A principal (única?) razão é financeira: os custos são significativamente mais baixos na Tailândia, onde o serviço também tem boa reputação, diz a reportagem da BBC.
Isto enquanto na Europa os custos com os cuidados dos idosos são cada vez mais altos. E parecem crescer a um ritmo maior do que a qualidade do serviço.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) calcula que, até 2050, deve quadruplicar o número de pessoas com mais de 80 anos, idade a partir da qual estima-se que uma em cada seis pessoas desenvolva demência.
Na Tailândia, o cuidado com idosos está enraizado na cultura e tradições.