Cinco fotógrafos portugueses trocaram temporariamente as câmaras por consolas de videojogos para tirarem fotografias em 3D, que estarão expostas a partir desta quarta-feira no Museu do Design e da Moda (MUDE), em Lisboa.
Corpo do artigo
Durante um mês, Mário Príncipe, António Luís de Campos, José Carlos Carvalho, Rodrigo Cabrita e Miguel Barreira utilizaram uma consola portátil com duas câmaras exteriores, que permitem tirar fotografias observáveis a três dimensões, sem necessidade de se recorrer a óculos especiais. "Dimensões" é o título da exposição.
Para José Carlos Carvalho, fotojornalista da revista Visão, a troca foi «bastante difícil».
«Estamos habituados a ver com o olho no visor da máquina. Com a consola vemos o que vamos fotografar, mas só temos a verdadeira noção do 3D depois de a imagem ser captada», explicou à Lusa.
No início estranha-se, mas depois «quer experimentar-se mais». A cada um dos fotógrafos foi atribuído um tema. "Família" foi o de José Carlos Carvalho que optou por reportar «três viagens diferentes em família», a nuclear e a alargada, com amigos incluídos.
Para o fotógrafo, a vantagem da consola «é que para quem tem família funciona para várias idades e tem várias funções».
Ainda assim, para já, José Carlos Carvalho não trocava a máquina fotográfica pela consola, até porque «não se percebeu ainda muito bem como vão ser vistas as imagens no futuro, como irão chegar ao leitor».
«Não deixo de parte que um dia possa utilizar-se. Já fiz fotografia a preto e branco, a cores e estive no início do digital. Só não sei qual será o futuro das fotografias em 3D em termos profissionais», disse.
As imagens serão expostas em consolas de jogo e não impressas.
A exposição "Dimensões", de entrada livre, está patente no MUDE até 10 de Julho.