Fábrica de Felgueiras onde fuga de gás intoxicou 13 pessoas volta a laborar às 14:00
A fábrica de Felgueiras onde hoje houve uma fuga de gás que intoxicou 13 funcionários mas não causou danos no edifício vai voltar a laborar depois de almoço, revelou à Lusa fonte dos bombeiros locais.
Em declarações à agência Lusa, o segundo comandante dos Bombeiros de Felgueiras, Hugo Ribeiro, esclareceu que o acidente se deveu «a uma fuga de gás de uma garrafa de gás butano» e «não houve qualquer explosão».
«Quase se pode dizer que foi uma situação do tipo doméstico. O edifício não sofreu qualquer tipo de alteração e a fábrica vai voltar laborar a partir das 14:00. Depois do almoço regressa à normalidade», afirmou Hugo Ribeiro, o responsável das operações no local.
Da fuga de gás resultaram «13 vítimas», intoxicadas pela inalação daquela substância, das quais «oito foram transportadas para o hospital», quatro para o de Penafiel e outras tantas para o de Guimarães, acrescentou o 2.º Comandante dos Bombeiros de Felgueiras.
O responsável adiantou ainda que cinco trabalhadores intoxicados foram «assistidos no local».
A mesma fonte não soube precisar se os funcionários que precisaram de se deslocar ao hospital estavam mais próximos da botija de gás que registou a fuga.
«Não se sabe. Também há pessoas que são mais sensíveis», esclareceu.
Hugo Ribeiro indicou ainda que a situação não provocou grande sobressalto e que, à chegada dos bombeiros, «a empresa já tinha sido evacuada».
O segundo comandante referiu ainda que o problema mobilizou «seis viaturas e 14 elementos».
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) confirmou à Lusa que uma fuga de gás na linha de produção de uma fábrica em Felgueiras provocou hoje 13 vítimas, intoxicadas, das quais apenas oito foram transportadas ao hospital.
Segundo o CDOS, o acidente aconteceu pelas 10:09 desta manhã, na fábrica Triple Marfel, «na linha de produção» e afetou os trabalhadores da empresa. A mesma fonte indicou a existência de «13 vítimas intoxicadas», referindo que "cinco foram assistidas no local" e «oito transportadas ao hospital».
No local estavam ao fim da manhã os bombeiros locais, a GNR e uma ambulância de Suporte Imediato de Vida , acrescentou o CDOS.
Anteriormente, o comandante dos bombeiros de Felgueiras tinha dito à Lusa que o acidente provocou 12 pessoas intoxicadas, todas assistidas no local.