O fado «Já não estar», interpretado por Camané no documentário «José & Pilar», de Miguel Gonçalves Mendes, foi pré-seleccionado para o Óscar de «Melhor canção original».
Corpo do artigo
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA anunciou a lista de 39 temas candidatos a uma nomeação para o Óscar de «Melhor canção original» e o fado "Já não estar", com letra de Manuela de Freitas e música de José Mário Branco, interpretado por Camané, foi seleccionado.
O fado integra o documentário «José & Pilar», que Miguel Gonçalves Mendes fez sobre o escritor português, Nobel da Literatura em 1998, sobre o processo criativo, sobre a relação com a mulher, Pilar del Río, com os leitores e com o mundo.
Grande parte da banda sonora do filme português foi composta por David Santos (Noiserv), mas inclui ainda temas interpretados por Camané, Paco Ibañez, Pedro Granato ou Adriana Calcanhotto, e já foi editada em CD.
A pré-selecção desta canção acontece semanas depois do Fado ter sido considerado Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
A Academia divulgou ainda a lista das 265 longas-metragens aceites para uma possível nomeação para o Óscar de «Melhor Filme», e dela faz parte o documentário de »José & Pilar», por cumprir os requisitos, como ter tido estreia comercial nos EUA e ter estado pelo menos sete dias consecutivos em cartaz.
O documentário é ainda o candidato de Portugal a uma nomeação para o Óscar de «Melhor Filme Estrangeiro».
A 84ª edição dos Óscares decorrerá a 26 de Fevereiro em Los Angeles, Califórnia, mas os nomeados serão divulgados a 24 de Janeiro.