O Fundo das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação apelou para um financiamento urgente de 37 milhões de euros para atividades agrícolas no Corno de África.
Corpo do artigo
Em comunicado, a Agência da ONU para a Alimentação e Agricultura alerta que o dinheiro é necessário já no próximo mês, altura em que começa a ser preparada a campanha de sementeira.
A FAO sublinha que a região pode enfrentar um novo período de seca, uma vez que as previsões indicam níveis de precipitação inferiores aos normais nesta época de chuva que se prolonga apenas até junho.
Por isso, a FAO apela urgentemente à comunidade internacional para disponibilizar no imediato 37 milhões de euros, verba que considera fundamental para que possam ser distribuídas sementes, fertilizantes e construir pequenos circuitos de rega para minimizar os efeitos da seca e evitar que se transforme, mais uma vez, em fome.
Apesar de reconhecer que a situação no corno de África melhorou consideravelmente nos últimos dois meses, depois da assistência internacional, a FAO sublinha, no entanto, que continuam a precisar de ajuda, nesta região, oito milhões de pessoas, com a Etiópia e a Somália a permanecerem os países com as situações mais críticas.
Até ao final do ano, as Nações Unidas preveem que a região do Corno de África precise de mais 145 milhões de euros de ajuda destinada a uma estratégia que vai combinar operações e medidas de planeamento a mais longo prazo.