Os primeiros fãs dos Rolling Stones começaram a chegar cerca das 07:00 de hoje à porta da FNAC do centro comercial Colombo, em Lisboa, para comprar bilhetes para o concerto marcado para o Rock in Rio em maio.
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Na frente da fila estava Paulo Pereira Gomes, de 51 anos, que garante ser «o fã número um» da banda e que chegou às 07:00 para cumprir uma tradição pessoal.
«Esta é a nona vez que vou ver os Rolling Stones», contou à Lusa, adiantando que a sua obsessão já lhe valeu ser convidado para assistir a gravações ao vivo de discos da banda de Mick Jagger.
A história aconteceu em 1990, quando Paulo Gomes tinha um bar no Bairro Alto chamado Mad House. «Um dia faltou-me o gelo e fui ao bar do Hernâni, que ficava perto. Quando entrei vi o Hernâni a conversar com uma pessoa que eu não conhecia e a dizer-lhe que eu era o fã número 1 dos Rolling Stones», lembrou.
A "pessoa desconhecida" era Luís Vasconcelos, dos estúdios Valentim Carvalho, e Paulo Gomes foi assistir à gravação de duas músicas no estúdio português ao lado dos técnicos de som.
«Entrei como segurança, abri-lhes a porta [aos membros da banda], eles entraram sem cumprimentar e vi o Keith Richards com a mesma camisa que tinha no concerto e um cheiro muito forte», recordou.
Entre os adeptos presentes na fila de cerca de uma dezena de pessoas para comprar bilhetes para o concerto em Portugal, marcado para dia 29 de maio, a maioria referiu ter entre 50 e 55 anos, mas todos admitiram querer comprar entradas também para filhos e amigos mais novos.
Conceição Alegria, a segunda na fila, tem 52 anos e vai levar a filha de 18 anos, enquanto Mark Harding, de 51 anos, quer comprar «cinco ou seis bilhetes para os amigos que vêm de propósito de Londres».
E se estes fãs já contam e esquecem o número de vezes que assistiram a concertos da banda, outros, mais novos, anseiam pelas suas estreias a aplaudir Rolling Stones ao vivo.
É o caso de Diogo Marracho e de Miguel Sousa, ambos de 25 anos, que se levantaram antes da FNAC abrir para conseguir bilhetes para o concerto. «É muito melhor essa música do que a de agora", explicou.
Mais velhos ou mais novos, a paixão é a mesma: ver os dinossauros do rock e que põem todos os fãs a conversar e a atropelarem-se em memórias como se se conhecessem há largos anos.
Para os mais velhos, músicas mais conhecidas como "You can't always get want you want" e "Brown Sugar" são as imprescindíveis, enquanto os mais novos esperam por novidades ou, pelo menos, canções menos tocadas. Mas todos, em coro, já cantam o 'hino': "I can't get no... satisfaction...".