Até às 18h00 de hoje foram assistidos 341 peregrinos em Fátima, registando-se 50 vítimas ligeiras nas intervenções de socorro na área de emergência pré-hospitalar, disse à Lusa fonte da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).
Corpo do artigo
Dos peregrinos assistidos no Hospital e Campanha do Instituto de Emergência Médica foi necessário efetuar a transferência de duas pessoas para o Hospital Dr. Manoel Constâncio, em Abrantes, e quatro para o Hospital de Santo André, em Leiria.
A gestão da "Operação Fátima 2012" é da responsabilidade da ANPC, através do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, envolvendo 249 operacionais e 91 veículos.
«Dada a grande afluência a Fátima e a temperatura que se regista», a ANPC recomenda aos peregrinos «que bebam bastantes líquidos, nomeadamente não açucarados, como a água».
A operação abrange toda a área geográfica da freguesia de Fátima, podendo englobar o espaço envolvente em que ocorra qualquer incidente e todas as forças, organismos e instituições que, nesta área geográfica, concorram ou possam vir a concorrer para o cumprimento da missão, explicou a ANPC em comunicado.
O dispositivo de proteção e socorro diz respeito à emergência hospitalar, acidentes, incêndios, assistência sanitária e apoio a peregrinos perdidos.