A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto é «a única no Mundo» que tem dois galardoados com o "Nobel" da Arquitectura, anunciou a instituição. O prémio a Souto de Moura era o assunto mais comentado nos corredores ao final da tarde.
Corpo do artigo
Pouco depois de ter sido divulgado que Eduardo Souto de Moura venceu o prémio Pritzker 2011, a Universidade do Porto anunciou ser a única instituição de ensino superior no mundo que formou e tem como professores dois galardoados com aquele prémio.
«Souto Moura e Siza Vieira são antigos estudantes e professores da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto [FAUP]», realçou a instituição.
A Universidade do Porto explicou que «Souto Moura é considerado, a par de Siza Vieira, um dos nomes mais representativos da corrente de arquitectura contemporânea que acabou por ficar conhecida como "Escola do Porto», devido à forte influência nela exercida por professores e estudantes da antiga Escola de Belas Artes do Porto, antecessora das faculdades de Belas Artes e Arquitectura da Universidade do Porto».
Eduardo Souto de Moura ganhou o Prémio Pritzker de Arquitetura em 2011 e Vieira da Silva venceu em 1992.