
TSF/Afonso de Sousa
Durante todo o fim de semana, em Macedo de Cavaleiros, decorre a Feira da Caça, um dos maiores eventos nacionais do género. Este ano, e pela segunda vez, autarquia e restaurantes da cidade juntaram-se para oferecerem aos visitantes uma Rota do Javali. 14 Estabelecimentos aderiram e há ementas para muitos gostos.
Um desses estabelecimentos é o restaurante Brasa, no centro de Macedo de Cavaleiros, aberto há dez anos por Natalie e Sérgio Pinto que nasceram em França e são filhos de emigrantes. A cozinha é baseada na tradição com ensinamentos franceses.
Para esta Rota do Javali a chef Natalie apresentou à TSF duas ementas: javali estufado com castanhas e uma outra com sotaque e pitada francesa, e ainda costeletas de javali na brasa com três pimentas.
A Feira da Caça de Macedo de Cavaleiros recebe normalmente mais 20 mil habitantes e este ano já esgotou a capacidade hoteleira do concelho transmontano.
Há 18 anos que o município promove esta iniciativa. Este ano mais de 120 expositores estão presentes no Parque Municipal de Exposições representando setores de atividade que vão da alimentação, ao tema da feira ou turismo.
O programa do evento inclui ainda o primeiro encontro de caçadores de Trás-os-Montes, mostra cinegética, passeios a cavalo e um destaque especial para as visitas ao Geoparque Terras de Cavaleiros com atividades em contacto com a Natureza.