O jornalista Fernando Paula Brito, chefe da delegação da Lusa em Bruxelas, é o novo director de informação indigitado da agência de notícias portuguesa.
Corpo do artigo
O conselho de administração da Lusa indigitou esta terça-feira Fernando Paula Brito para o cargo de Director de Informação da agência noticiosa portuguesa, em substituição de Luís Miguel Viana que hoje cessou funções, depois de ter rescindido amigavelmente o contrato de trabalho com a empresa.
De acordo com um comunicado da empresa, o conselho de administração ouviu o Conselho de Redacção da Lusa e vai pedir o parecer da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) sobre a nomeação do novo director de informação.
Até à obtenção do parecer do Conselho Regulador da ERC, o actual director-adjunto da Lusa, David Pontes, desempenhará as funções de director de informação interino.
O director indigitado, que ainda está a trabalhar na delegação de Bruxelas, disse à agência Lusa que ainda não teve tempo para pensar na equipa que vai escolher para trabalhar consigo.
«Foi tudo muito rápido e preciso de uns dias para reflectir», disse Fernando Paula Brito.
Fernando Paula Brito, 51 anos, é licenciado em Economia, trabalha na agência Lusa desde 2000, como chefe da delegação de Bruxelas. Anteriormente foi correspondente da TVI e da Rádio Renascença em Bruxelas.
Além de Luís Miguel Viana, cessa também hoje funções, como director-adjunto, o jornalista Domingos Andrade que vai ser director de informação e de programação do Porto Canal.
De acordo com a administração da Lusa, o processo de transição da agência noticiosa para o multimédia valeu-lhe o reconhecimento generalizado das 27 agências que integram a Aliança das Agências Europeias (EANA).
A Lusa foi galardoada com o Prémio 2010 de Inovação e Excelência atribuido pela EANA.
«O desempenho da Lusa e as suas boas contas estão espelhados nos resultados positivos alcançados desde 2004 e na distribuição de dividendos realizada nos últimos três anos», refere a administração na nota.