Os 35 anos da Festa do Avante! serão associados aos aniversários de carreira dos Trovante e de Sérgio Godinho, num cartaz diversificado que inclui Ópera, revisitada como forma de «afirmação das nacionalidades», anunciou o PCP.
Corpo do artigo
«Trata-se da 35ª Festa, o que coincidiu com dois outros aniversários, os 35 anos de carreira dos Trovante -- o que aliás era inevitável, uma vez que a primeira vez que os Trovante subiram ao palco foi na primeira festa do Avante! - e os 40 anos de carreira do Sérgio Godinho, igualmente assinalados na festa», afirmou Ruben de Carvalho.
O programa da festa do Avante!, que se realiza a 2, 3 e 4 de Setembro, na quinta da Atalaia, no Seixal, foi apresentado em conferência de imprensa na sede do PCP, em Lisboa, pelo seu histórico organizador, Ruben de Carvalho, membro do comité central comunista, e por Alexandre Araújo, do secretariado.
«Não há praticamente nada que fique de fora, desde a música popular portuguesa até ao Fado, desde o jazz até ao rock, incluindo a segunda gala de Ópera», sublinhou Ruben de Carvalho, referindo que a gala deste ano terá «uma componente sinfónica» e um «fio condutor», ligado ao papel da Ópera na «afirmação das nacionalidades no século XIX», em Itália, por exemplo.