A partir de hoje, e durante as próximas quatro semanas, a Festa do Cinema Francês chega a seis cidades - Lisboa, Porto, Almada, também Coimbra, Guimarães e Faro. Vão ser exibidos 80 filmes, 25 dos quais são ante-estreias. O filme "Le Voyage dans la Lune", de George Méliès, vai inaugurar o festival no Cinema São Jorge, em Lisboa.
Corpo do artigo
Em destaque "Le Voyage dans la Lune", um filme realizado pelo francês George Méliès em 1902. A cópia colorida, que será exibida hoje no Cinema São Jorge, em Lisboa, foi restaurada e exibida em Maio passado no festival de cinema de Cannes, em França.
[youtube:YwwrP4sJI9Q]
Na sessão de abertura, além do filme de Méliès, será ainda exibido "The Artist", de Michel Hazanavicius, que valeu este ano a Jean Dujardin o prémio de Melhor Actor do Festival de Cannes, em França.
Elsa Cornevin, da organização do festival, realça também o filme franco-português "Demain?", que será apresentando no São Jorge no dia 11 de Outubro e contará com a presença da equipa do filme.
A madrinha da festa é a actriz Carole Bouquet, protagonista de filmes como "Este Obscuro Objecto de Desejo", de Luis Buñuel.
Na Festa do Cinema Francês vai também ser apresentada uma retrospectiva dedicada à actriz Anouk Aimée. Na cinemateca, em Lisboa, vão passar filmes como "Lola" e "La Dolce Vita".
Em Lisboa, a Festa do Cinema Francês projecta-se entre a Cinemateca, o Instituto Francês e o Cinema São Jorge.