A 15ª Festa do Cinema Francês realiza-se de 2 de outubro a 30 de novembro, em 14 cidades portuguesas, o dobro das que acolheram a iniciativa no ano passado.
Corpo do artigo
A Festa do Cinema Francês é «uma ocasião para melhor conhecer a riqueza da cinematografia francesa», afirma em comunicado o Instituto Francês em Portugal, acrescentando que, este ano, «a seleção de filmes será um reflexo da 'France qu'on aime', da 'França que amamos', fraterna, tolerante, a do viver em conjunto, a terra de acolhimento de culturas e civilizações».
Para além de estarem previstas antestreias de filmes recentes, a Festa prestará homenagem ao escritor e realizador Marcel Pagnol (1895-1974), autor de «Le Schpountz», protagonizado por Fernandel, com a realização de uma retrospetiva na Cinemateca Portuguesa, onde também será feita uma retrospetiva do realizador Alain Resnais, falecido em março passado.
Uma das novidades da edição deste ano é «Festa na Aldeia», iniciativa que promove «projeções ao ar livre em várias aldeias do país».
Em Lisboa, no ano passado, a Festa do Cinema Francês decorreu de 10 a 20 de outubro e a madrinha foi a cineasta Agnès Jaoui, realizadora de «O Gosto dos Outros» (2000) e «Olhem para Mim» (2004), entre outros filmes.