Este fim-de-semana decorrem três festivais. A Norte, são três noites do 11.º Marés Vivas, em Vila Nova de Gaia. Mais a Sul, começa hoje o Super Bock Super Rock, perto do Meco, em Sesimbra. E o Festival Músicas do Mundo de Sines comemora a 15. edição.
Corpo do artigo
Os Smashing Pumpkins são hoje a grande banda da primeira das três noites do 11.º Festival Marés Vivas, que em Vila Nova de Gaia aposta em cartaz diversificado para público de todas as idades.
Pela primeira vez no Grande Porto, a veterana banda sobe ao palco por volta das 01:00, após os britânicos Bush intensificarem o ambiente rockeiro da primeira noite na Praia do Cabedelo.
Até ao momento mais esperado, os fãs podem começar a concentrar-se junto ao palco principal a partir das 20:30, com os Beware of Darkness, seguidos de We Trust.
Também começa hoje o Super Bock Super Rock, na Herdade do Cabeço da Flauta, perto do Meco, em Sesimbra, com o regresso dos britânicos Arctic Monkeys e a estreia nacional da rapper norte-americana Azealia Banks. Na 19. edição, destaque ainda para os The Killers e Queens of the Stone Age.
Já o Festival Músicas do Mundo de Sines começa hoje com os primeiros cinco concertos, de um total de 43 atuações, naquela que é a maior edição em 15 anos.
A partir das 18:30, sempre no Castelo de Sines, vão atuar hoje Custódio Castelo (Portugal), Bassekou Kouyaté&Ngoni Ba (Mali), Hazmat Modine (EUA), Amadou&Mariam (Mali) e Cabruêra (Brasil).
Dos 43 concertos que vão acontecer em nove dias (18 a 27 de julho), um quarto é de origem nacional, com estreantes como Celina da Piedade (sexta, 18:30) e JP Simões (sábado, 21:30), a que se juntam lusófonos como Aline Frazão (Angola) e Jon Luz (Cabo Verde).