O Festival de Cinema Independente de Buenos Aires (BAFICI), na Argentina, apresenta este ano uma retrospectiva do realizador português Sandro Aguilar.
Corpo do artigo
Aquele que é um dos maiores festivais de cinema da América Latina, que começa hoje e dura até 17 de Abril, vai passar as curtas metragens "Corpo e Meio", "A Serpente", "Arquivo", "Voodoo", que deu a Sandro Aguilar o prémio de melhor realizador português no IndieLisboa de 2010.
Bem como, "Mercúrio", galardoado com o prémio Príncipe das Astúrias para a melhor curta metragem em competição no festival de Gijón, e a longa metragem "A Zona".
«É a primeira retrospectiva quase integral do meu trabalho», disse à Lusa o cineasta, acrescentando que todos os filmes vão passar várias vezes entre os dias 12 e 17 de Abril, sempre seguidos de debate.
«Alguns dos programadores já conheciam alguns dos meus filmes anteriores e acharam que depois de 'A Zona' era a altura correcta para fazer esta retrospectiva», explicou o realizador.
Segundo um comunicado da produtora O Som e a Fúria, que Sandro Aguilar fundou em 1998, juntamente com João Figueiras, esta é a segunda vez nos últimos quatro anos que o BAFICI dedica uma das suas retrospectivas a um autor português (em 2009 foi Miguel Gomes o escolhido).
A produtora adianta ainda que a retrospectiva da obra do realizador português seguirá posteriormente para os EUA, onde irá fazer um tour em finais de 2011 e início de 2012.