O filho mais novo do guerrilheiro argentino-cubano Ernesto 'Che' Guevara abriu uma agência de viagens em Cuba, onde oferece percursos de moto na ilha, perpetuando a paixão do pai pelas duas rodas.
Corpo do artigo
[youtube:sXKE6IfI86Y]
A agência, batizada "A Poderosa Tours", oferece percursos percorridos numa Harley Davidson, «casando as delícias da variedade da paisagem deste bela ilha e um contato íntimo com uma parte da história de uma Revolução única», como assinala no sei sítio na internet.
Os percursos, com «tudo incluído», podem durar seis ou nove dias e ser moduláveis a pedido do cliente.
Com 49 anos, Ernesto Guevara é o filho mais novo do célebre médico guerrilheiro. Advogado de profissão, está à frente da filial da empresa pública "A Poderosa" para as viagens. O nome da empresa é inspirado na alcunha que o Che deu à moto britânica Norton 500, na qual percorreu boa parte da América do Sul entre dezembro de 1951 e julho de 1952.
Este périplo, determinante na sua tomada de consciência de revolucionário, foi imortalizado no cinema pelo brasileiro Walter Salles, como o filme "Nota de Viagem", de 2004.
A equipa de guias da "Poderosa Tours" também conta com Camilo Sanchez, filho do combatente cubano Antonio Sanchez Diaz, companheiro de Che até ao fim da vida deste, com quem morreu na campanha argentina em 1967.
Entre as etapas dos circuitos propostos estão a fortaleza colonial da Cabana, em Havana, tomada por Che nas primeiras horas da revolução cubana, no início de 1959, e Santa Clara, no cento do país. Esta cidade conquistada pelo guerrilheiro em dezembro de 1958 abriga o mausoléu com os seus restos mortais.