"Palácios de Pena", o filme do realizador português Gabriel Abrantes, vai ser exibido hoje e sábado na secção "Horizontes" do festival de cinema de Veneza, em Itália.
Corpo do artigo
[youtube:JmcAiaRi8cY]
Co-realizado com Daniel Schmidt, "Palácios de Pena" vai passar duas vezes na mostra que decorre no Lido, uma ilha pequena ao largo daquela cidade italiana: esta sexta-feira, às 11h30, na Sala Perla, e sábado, às 13h00, na Sala Pasinetti.
"Palácios de Pena" aborda a forma como as novas gerações lidam com a herança cultural de opressão e levá-lo a Veneza «representa um grande salto», disse à Lusa Gabriel Abrantes, quando soube que o filme, que só deverá estrear-se comercialmente em 2012, tinha sido seleccionado para o festival.
A outra participação portuguesa no certame, na mesma secção, é de Teresa Villaverde, após cinco anos de ausência do grande ecrã.
O seu novo filme, "Cisne", protagonizado por Beatriz Batarda e que vai estrear-se nos cinemas portugueses a 8 de Setembro, vai ser exibido em Veneza no dia 6, às 21h00, na Sala Perla, e no dia 7, às 17h45, na Sala Pasinetti.
O júri da secção "Horizontes" é presidido pelo realizador e produtor chinês Jia Zhangke.
Até 10 de Setembro, dia em que serão anunciados os premiados, Veneza acolhe dezenas de filmes e muitas celebridades, entre as quais Madonna, Al Pacino, George Clooney, Kate Winslet, Matt Damon, Gwyneth Paltrow, Keira Knightley e Colin Firth.