
Os filmes portugueses "O primeiro verão", de Adriano Mendes, e "Pecado fatal", de Luís Diogo, foram premiados em Roma, no Festival Overlook, com Prémio de Melhor Filme e Melhor Contributo musical, divulgou hoje o Instituto do Cinema e Audiovisual.
Corpo do artigo
A longa-metragem de Adriano Mendes, a primeira dirigida pelo realizador, ganhou o Prémio de Melhor Filme, depois de já ter sido considerada a Melhor Longa-metragem Portuguesa, no Festival IndieLisboa, no passado mês de maio, certame onde também recebeu o prémio de Melhor Filme da Secção Novíssimos.
"O primeiro verão", de acordo com a sinopse, «tem o tempo de umas férias de Verão passadas em trabalhos temporários, aulas de condução, passeios no rio e amores ingénuos».
[youtube:qA4_H_Rg3Mg]
Centrado em dois jovens, interpretados por Anabela Caetano e o próprio Adriano Mendes, o filme aborda «o primeiro Verão, aquele que faz tomar as primeiras decisões, que dá tempo para sentir as coisas» à maneira de cada um, «sem pressa», afirma a apresentação da obra.
[youtube:uKI15bABim4]
A banda sonora de "Pecado Fatal", de Luís Diogo, assinada por DJWild e Daniela Galbin, recebeu uma Menção de Melhor Contributo Técnico-Artístico, na competição do Festival Overlook 2014- CinemAvvenire, dedicado a novos cineastas.
Este ano, o filme de Luís Diogo já foi premiado, como melhor filme, nos festivais de cinema de Opuzen, na Croácia, de São Tomé e Príncipe e de Cabo Verde.
"Pecado Fatal" é primeira longa-metragem de Luís Diogo, argumentista de "A Bomba", de Leonel Vieira, e de "Gelo", de Luís Galvão Teles. O filme foi produzido em parceria com o Cine-Clube de Avanca e a Filmógrafo e teve estreia portuguesa no Fantasporto, antes da apresentação nas salas, em abril.