Doze concelhos de Portugal continental apresentam, esta sexta-feira, um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto de Meteorologia.
Corpo do artigo
Os distritos com concelhos em risco máximo são Coimbra (Pampilhosa da Serra, Góis e Arganil), Leiria (Pedrógão Grande, Castanheira de Pêra e Figueiró dos Vinhos), Castelo Branco (Vila do Rei, Sertã e Oleiros), Santarém (Sardoal e Mação) e Viseu (Vila Nova de Paiva).
Os dados disponibilizados pelo Instituto de Meteorologia apontam ainda para um risco muito elevado nos distritos de Viseu (17 concelhos), Santarém e Guarda (nove), Coimbra (oito), Castelo Branco e Leiria (sete), Aveiro e Faro (quatro), Braga e Porto (três), Viana do Castelo, Vila Real e Portalegre (dois) e Beja (um).
O risco de incêndio engloba cinco níveis, variando entre "reduzido" e "máximo". O cálculo deste risco é feito com base nos valores observados às 13:00, na temperatura do ar, na humidade relativa, na velocidade do vento e na quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.
Na quinta-feira, a Autoridade Nacional de Protecção de Civil registou 364 fogos, que foram combatidos por 3579 bombeiros com o auxílio de 998 veículos.
O Instituto de Meteorologia prevê para esta sexta-feira em Portugal continental céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade na região sul a partir da tarde, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas no Baixo Alentejo e Algarve.
Em Lisboa e no Porto prevê-se uma temperatura máxima de 25 graus Celsius, e em Faro de 24.