Foguetão norte-americano explode pouco depois do lançamento (vídeos)
Em segundos, o engenho transformou-se numa bola de fogo. O acidente não causou vítimas. Mas os destroços espalhados na zona do acidente podem ser perigosos.
Corpo do artigo
O acidente aconteceu ao cair da noite na base de lançamentos de Wallops, na costa este do estado da Virginia, junto ao Atlântico
[youtube:MZ0SgAU9LXI]
O foguetão tinha como missão levar um carregamento de duas toneladas de mantimentos e de outro material até à Estação Espacial Internacional.
[youtube:NCWunnJXdm0]
A NASA estima prejuízos na ordem dos 157 milhões de euros, avaliando o custo do foguetão e da carga, mas a carga não é considerada vital para os astronautas a bordo da estação espacial internacional. A NASA já veio dizer que a "dispensa" a bordo tem mantimentos para mais seis meses.
O foguetão não tripulado ANTARES pertence a uma das duas empresas aeroespaciais privadas norte americanas que fizeram um contrato com a NASA para levar carga até à estação espacial internacional.
O foguetão da altura de 14 andares da empresa ORBITAL SCIENCES está equipado com motores russos o que numa altura de embargo americano devido à situação na Ucrania tem levantado questões politicas nos Estados Unidos...
Quanto ao acidente a NASA diz que abriu um inquérito e não vai para o espaço com o ANTARES até que as causas do acidente sejam esclarecidas.
A NASA avisou os eventuais interessados em recolher destroços da explosão que o contacto com os materiais em causa pode ser perigoso, devido a contaminação.