
Imagem do filme de animação «Força Ralph», de Rich Moore
Direitos Reservados
O filme «Força Ralph» ganhou esta noite cinco prémios Annie, incluindo melhor filme de animação, na 40ª edição dos prémios considerados os "Óscares" do cinema animado, que pela primeira vez teve uma produção portuguesa nomeada na categoria de curta-metragem.
Corpo do artigo
O filme da Walt Disney «Força Ralph» venceu também na categoria de melhor realizador (prémio atribuído a Rich Moore), melhor dobragem (ganho por Alan Tudyk pela personagem Rei Candy), melhor argumento (para Phil Johnston e Jennifer Lee) e melhor música (galardão atribuído a Henry Jackman, Skrillex, Adam Young, Matthew Thiessen, Jamie Houston e Yasushi Akimoto), segundo a página de internet do LA Times.
[youtube:CHlsvU40eFc]
O filme de animação «Kali, o pequeno vampiro», de Regina Pessoa, estava nomeado para o prémio Annie de curta-metragem, juntamente com outros sete outros filmes, mas o vencedor na categoria foi «Paperman», de John Kahrs, pelos estúdios da Walt Disney.
Em "Kali, o pequeno vampiro», que soma cerca de uma dezena de prémios portugueses e estrangeiros, Regina Pessoa utiliza a técnica de desenho e gravura em computador, para contar a história de um pequeno vampiro que não gostava de estar no escuro e queria ser como as outras crianças.
A curta-metragem, que é uma coprodução entre Portugal, França, Canadá e Suíça, tem música original dos Young Gods e narração do ator Christopher Plummer, na versão em inglês, e do realizador Fernando Lopes, na versão portuguesa.
Os Prémios Annie foram atribuídos no sábado à noite (madrugada de domingo em Lisboa), no UCLA Royce Hall, em Los Angeles, nos Estados Unidos.