
Exposição de Pedro Motta
Direitos Reservados
Pedro Motta, fotógrafo brasileiro, é o vencedor da 9.ª edição do Prémio BES Photo, o maior galardão nacional na área da fotografia, no valor de 40 mil euros, foi hoje anunciado no Museu Coleção Berardo, em Lisboa.
Corpo do artigo
Os finalistas desta edição do prémio eram Albano da Silva Pereira (Portugal), Filipe Branquinho (Moçambique), Pedro Motta e Sofia Borges (Brasil).
Iniciativa do Banco Espírito Santo, o prémio é organizado em parceria com o Museu Coleção Berardo e a Pinacoteca do Estado de São Paulo.
O prémio manteve, nesta edição, o alargamento a artistas de nacionalidade brasileira e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
O júri internacional que elegeu o vencedor foi composto pelo escritor inglês Geoff Dyer, o escritor e crítico de arte belga Luc Sante e a crítica espanhola de arte Rosa Olivares.
O Prémio BES Photo já galardoou Helena Almeida, José Luís Neto, Daniel Blaufuks, Miguel Soares, Edgar Martins, Filipa César, Manuela Marques e Mauro Pinto.
A exposição ficará patente no Museu Berardo até 02 de junho, seguindo depois para o Brasil, onde será inaugurada a 18 de junho, no Instituto Tomie Ohtake, permanecendo até 28 de julho.