Os maços de tabaco vendidos em França vão passar a ter, a partir de quarta-feira, imagens chocantes alusivas aos malefícios dos cigarros.
Corpo do artigo
Pulmões negros, em alusão ao cancro do pulmão, seringas com cigarros, remetendo para a droga, e uma mulher com uma barriga vazia, em referência à infertilidade são algumas das fotografias que os franceses poderão ter nos maços e que fazem parte de uma lista proposta pela União Europeia.
As imagens serão acompanhadas por frases como «fumar pode provocar uma morte lenta e dolorosa», à semelhança do que já acontece nos cigarros vendidos em Portugal.
Os fabricantes de tabaco conseguiram que as imagens ocupem apenas 40 por cento da superfície do maço e sejam colocadas nas costas do pacote, segundo a AFP.
As imagens choque nas embalagens de cigarro são já norma em cerca de 20 países. A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que estas ilustrações «reduzem o número de crianças que começam a fumar».
França tem actualmente cerca de 13,5 milhões de fumadores e estima-se que o tabaco mate 60 mil pessoas por ano.
Em Portugal, os maços de tabaco apenas têm menções escritas sobre os malefícios dos cigarros. No final do ano passado, um manifesto subscrito por duas dezenas de médicos portugueses defendia que os maços passassem a ter imagens a cores a alertar para os perigos do consumo.