Francisco Lopes entende que as pessoas atingidas pelo tornado de terça-feira não estão a ser auxiliadas com a brevidade que seria necessária numa situação destas.
Corpo do artigo
O candidato presidencial apoiado pelo PCP e Os Verdes tem visitado as zonas mais afectadas e não hesita em pedir a criação de um fundo de emergência nacional que possa ser accionado sempre que acontecer uma situação de intempérie.
«Temos de criar todo um sistema para casos desta natureza que permita uma intervenção rápida e pronta» nestes casos, defendeu, em declarações à TSF.
Para Francisco Lopes, «não pode haver uma desresponsabilização em termos de remeter para cada pessoa a solução do problema».
«É necessário que sejam accionados e operacionalizados mecanismos de restabelecimento das condições de habitabilidade e do funcionamento das actividades económicas», reforçou, falando num fundo de emergência financeiro, mas sobretudo na mobilização de técnicos.
A este propósito, o PCP vai propôr já na segunda-feira a audição do ministro da Administração Interna no Parlamento para saber qual é o auxílio que está a ser prestado às populações e que tipo de medidas vão ser tomadas, indicou o deputado António Filipe.