A Junta de Freguesia da Estrela explica que o plano passa pela «ativação de uma unidade de intervenção rápida para a remoção dos resíduos urbanos» desta zona de Lisboa.
Corpo do artigo
A Junta de Freguesia da Estrela ativou o Plano de Emergência para Resíduos e vai remover o lixo acumulado nas ruas da freguesia por causa da greve dos cantoneiros em Lisboa.
Em comunicado enviado às redações, esta freguesia lembra que a solução proposta pela câmara apenas concentra os resíduos em locais específicos e não os retiras das ruas.
Ao recordar que existe uma «situação de perigo para a saúde pública», a junta explica que este plano foi criado em novembro «face à previsibilidade» desta paralisação que começou na terça-feira e se prolonga até 5 de janeiro.
Segundo esta junta de freguesia, o plano passa pela «ativação de uma unidade de intervenção rápida para a remoção dos resíduos urbanos da freguesia», já que considera «impossível» que a população guarde lixo em casa durante 10 dias.
Nos próximos dias, o lixo será entregue nos espaços que a câmara tem para o efeito, sendo que para já a equipa que está a fazer esta recolha é constituída por cinco pessoas.
Em declarações à TSF, o presidente da Junta de Freguesia da Estrela, Luís Newton, admitiu que mais gente poderá vir a integrar esta equipa se for necessário.
«Se verificarmos que ainda não é suficiente, porque neste momento temos uma avaliação a decorrer relativamente ao tempo que demora fazer esta recolha, previsivelmente no Ano Novo, se necessário, aumentaremos para duas equipas», acrescentou.