O Funchal regista esta terça-feira um nível de radiação ultravioleta (UV) extremo e outras 22 regiões contam com valores muito altos, segundo dados do Instituto de Meteorologia (IM).
Corpo do artigo
A região do Funchal, onde a incidência será maior entre 12h00 e as 17h00, apresenta um nível extremo de radiação ultravioleta, atingindo o índice 11.
O IM considera que o nível extremo representa perigo e pede às pessoas para evitarem o mais possível a exposição ao sol e aproveitarem para ficar em casa.
Ao mesmo tempo, outras 22 regiões apresentam um nível de radiação ultravioleta muito alto, entre os índices 8 e 10, com maior incidência entre as 12h00 e as 16h00, exceptuando Viana do Castelo e Braga (12h00 às 15h00) e Porto Santo (12h00 às 17h00).
No caso de índice muito alto, o IM aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, protector solar e guarda-sol bem como evitar a exposição das crianças ao Sol.
Para hoje, o IM prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se em geral muito nublado no litoral oeste até ao final da manhã com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco a norte do cabo Raso e pequena subida da temperatura máxima nas regiões do interior Norte e Centro.
O Instituto de Meteorologia colocou ainda o distrito de Bragança sob aviso amarelo devido ao tempo quente, até às 23h59 de quarta-feira.
O Porto vai chegar hoje aos 24 graus Celsius, Lisboa aos 29 e Faro aos 30.