
Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)
Direitos Reservados
Pela primeira vez, a Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva vai assinalar hoje, dia 13 de junho, o aniversário do nascimento da pintora, com um programa especial de iniciativas culturais gratuitas.
De acordo com a fundação, hoje, data do 105º aniversário do nascimento de Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992), vão ser realizadas visitas gratuitas ao museu, localizado na Praça das Amoreiras, em Lisboa, e cumprido um programa que envolve 50 artistas.
Pela primeira vez, também será aberto ao público o ateliê de Vieira da Silva, na casa que a pintora doou à fundação, e que fica junto ao museu.
O ateliê e a casa foram recuperados mantendo a traça original e, no seu interior, repostos os móveis e objetos que pertenceram a Maria Helena Vieira da Silva, uma das mais importantes artistas portuguesas do século XX.
Ali será inaugurada a exposição fotográfica "Os ateliês de Vieira e Arpad" Szenes, marido da pintora, também artista plástico.
Exposições, música, cinema, teatro, dança, performances e oficinas para crianças, debates e uma feira do livro de arte, são algumas das atividades previstas, que começam às 10h00 da manhã e terminam às 20h00.
Além do museu, as atividades decorrem no jardim das Amoreiras, na Mãe de Água e na Ermida de Nossa Senhora de Monserrate, também situadas na Praça das Amoreiras.
Na programação estão previstas performances de Patrick Lander, de Vânia Rovisco e de Marta Rema, canto por Tanja Simic, instalações sonoras com Sónia Baptista, jazz com o duo Federico Pascucci e Fausto Sierakowsky, teatro com Catarina Wallenstein e Elmano Sancho e a actuação do Coro Menor.
O programa "Vieira da Silva em Festa" termina com um concerto-baile pelo grupo internacional Erichetta, no jardim das Amoreiras.