Fundão: Bispo da Guarda diz que vai acatar decisão da Justiça sobre padre condenado
O bispo da Guarda diz que não vai ser a Igreja a pagar as indemnizações ou a suportar a culpa por atos pelos quais não tem responsabilidades. Na primeira declaração depois da condenação do ex-vice-reitor do Seminário do Fundão, Manuel Felício garantiu também que vai aceitar a última decisão da Justiça neste caso.
Corpo do artigo
O bispo da Guarda acredita na inocência do padre do seminário do Fundão, condenado por crimes de pedofilia, mas não o diz abertamente.
Manuel Felício lembra que não seria a primeira vez que os tribunais condenariam inocentes mas, garante, qualquer que seja a decisão do recurso, ela será cumprida.
O clérigo mostra ainda apreço pela justiça civil, mas faz questão de lembrar que a mesma contou com a total colaboração da Igreja.
Quanto a responsabilidades, Manuel Felício é claro e sublinha que não são da Igreja mas do padre que praticou os alegados crimes de pedofília.
O Bispo da Guarda promete acatar a decisão da justiça civil aplicada ao padre do Fundão condenado em crimes de pedofilia.
O processo está em recurso, depois de uma primeira condenação no tribunal de primeira instância.